Calcas academia legging fitness

terça-feira, 14 de abril de 2009

Anemia também atinge quem treina: cuidado!

Sensação de fraqueza, apatia, vertigens, tontura, falta de ar, dor de cabeça e palidez são alguns dos sintomas mais comuns apresentados que quem sofre de anemia. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, 36% da população dos países subdesenvolvidos apresentam o problema. Vários fatores podem contribuir para sua ocorrência, mas a grande maioria se deve à falta de ferro no sangue.A anemia aparece quando a quantidade de hemoglobina - pigmento que dá cor vermelha ao sangue e responsável pelo transporte de oxigênio no corpo - fica abaixo dos níveis adequados (13 g/dL para homens, 12 g/dL para mulheres, e 11 g/dL para gestantes e crianças entre 6 meses e 6 anos).

Ela é denominada aguda, quando ocorre uma perda muito grande e rápida do sangue, diminuindo a pressão sanguínea; ou crônica, em que a pressão continua normal, mas o nível de hemoglobina e de glóbulos vermelhos é menor que o necessário. O coração, o sistema nervoso central e os músculos são os que mais sofrem com isso, pois utilizam muito oxigênio em suas funções , explicando os sintomas da anemia."Apesar da grande variedade e causas, a falta de ferro no organismo é responsável por aproximadamente 90% dos casos de anemia", afirma o médico hematologista (especialista em sangue)Dr.Francisco Dantas. Ele explica que quando há uma redução significativa da presença do mineral no organismo, vai exaurindo suas reservas. O fornecimento para os tecidos se torna insuficiente, o que atrapalha diversos processos celulares, inclusive a produção de hemoglobina e glóbulos vermelhos.

A deficiência de ferro pode estar ligada a questões relacionadas com alimentação e também como a pouca ingestão de alimentos ricos do nutriente ou ainda a ingestão incorreta de comida, quando se come alimentos que podem prejudicar a absorção do ferro. Mas, momentos biológicos, como gravidez e crescimento, e algumas enfermidades que causam hemorragias também podem contribuir para o quadro.

O que fazer?

O médico nutrólogo Máximo Asinelli explica que em casos de deficiência de ferro é necessário aumentar o consumo de alimentos ricos de ferro "heme" e "não heme". O primeiro é absorvido mais facilmente pelo organismo e também auxilia na absorção do segundo quando ingeridos juntos. Ele pode ser encontrado em derivados animais como a carne vermelha, nas aves, peixes e mariscos.Já o ferro "não heme" está presente nos alimentos vegetais como feijão, lentilha, espinafre, couve, brócolis, frutas secas, cereais fortificados etc. Como ele tem mais dificuldade para ser absorvido, outros fatores na alimentação precisam de atenção para ajudar nesse processo. A vitamina C, por exemplo, é importante para facilitar a absorção do ferro "não heme". "Então, se você come um bife, uma salada de espinafre e toma um suco de laranja no almoço, o equilíbrio alimentar será ótimo. Porque tanto o suco quanto o bife ajudarão a aproveitar melhor o ferro do espinafre", explica Asinelli.

Nenhum comentário: